O futebol holandês presenciou um fato curioso recentemente: Um árbitro foi visto comemorando o título de um time. Até aí tudo “normal”, não é? O problema todo foi que ele comemorou junto com um dos times em que ele apitou o jogo.
Em campo, teoricamente, um árbitro deve ser imparcial e não ter preferência por nenhum time. No entanto, Jan Smit quebrou esse protocolo após o final da partida que estava apitando, sendo visto comemorando o título da Quarta Divisão da Holanda com os jogadores do St. George.
Árbitro comemora título de time: Entenda o caso
Em um jogo valendo o título da Quarta Divisão do campeonato da Holanda, Jan Smit foi o árbitro do jogo entre St. George e SV De Valken. Sua atuação levantou suspeitas: ele expulsou três jogadores do time SV De Valken e um membro da comissão técnica, além de conceder 15 minutos de acréscimo.
Durante esse tempo extra, o goleiro Dave Laan empatou o jogo para o St. George, o que garantiu o título para a equipe. Após o gol, prontamente Smit encerrou a partida.
Um personagem na celebração do título
Os espectadores presentes no complexo desportivo da Frísia Ocidental acabavam de se recuperar do bizarro desfecho em campo, quando Smit, que mora em Opmeer, mais uma vez assumiu o papel principal.
Na celebração do título pelo time de St. George, o árbitro Smit foi visto erguendo a taça (na verdade, uma bandeja) de “campeão” e comemorando a promoção à Terceira Divisão, conforme relatado pelo “Daily Star“. Veja abaixo o momento:
@metropolesesportes Quanto vale a sua carreira?🤔 Para o árbitro holandês Jan Smit, nada é tão importante quanto o seu time. No último final de semana, o juiz apitou a partida decisiva pelo título da quarta divisão holandesa, entre St. George e SV De Valken. A atuação de Smit no comando da arbitragem foi, no mínimo, suspeita, e envolveu três expulsões de jogadores do SV De Valken e 15 minutos de acréscimo. No maior estilo até o meu time empatar, o goleiro do St. George empatou a partida no tempo extra e o jogo foi encerrado logo em seguida. O empate era suficiente para consagrar o time como campeão do torneio. Presente na festa do título, é possível ver Smit comemorando com os jogadores do elenco e levantando o troféu de campeão. Devido aos acontecimentos, a Federação de Futebol da Holanda, decidiu por excluir Smit do seu quadro de árbitros por tempo indefinido. Mas e aí, torcedor, você faria o mesmo pelo seu time do coração? futebol holando noticias metrópoles 🎥: Reprodução
Não demorou para que a KNVB, a federação de futebol da Holanda, tomasse ação, excluindo Smit indefinidamente do quadro de árbitros. “Esperamos uma atitude neutra de um árbitro e que ambas as equipes sejam tratadas com respeito”, afirmou a KNVB em nota oficial.
Um histórico polêmico do árbitro
Smit já foi suspenso pela KNVB no final de 2021 devido a “comportamento impróprio”. Smit não concordou com as medidas aplicáveis na época para competições amadoras. Quase um ano depois, Smit teve uma segunda chance da KNVB e do chefe de assuntos de arbitragem.
Esta não é a primeira vez que Smit comete um erro: “Ele já foi punido uma vez no passado, mas demos-lhe uma segunda oportunidade. Esta foi a gota d’água. Portanto, ele não irá mais arbitrar jogos no futuro”, afirmou novamente a KNVB.
Em sua defesa, o árbitro disse: “Eu não estava festejando com os jogadores. Apenas cantei uma música e levantei a taça uma vez. Essa é a única coisa. Acho muito triste que a KNVB esteja me removendo por esse motivo”.
“É ridículo. Não vou mais ficar implorando para voltar como fiz há dois anos”, disse Smit, desapontado.
Imagem destaque – Créditos: Reprodução X (Antigo Twitter)
Leia mais artigos:
- É por isso que os motoristas colocam papel alumínio na chave do carro
- O que sentimos na hora da morte, segundo a ciência
Contents